Veja quais são os sintomas e se defenda do glaucoma, doença que mais causa cegueira no mundo e atinge um milhão de brasileiros | Sistema Virtua
Saúde

Veja quais são os sintomas e se defenda do glaucoma, doença que mais causa cegueira no mundo e atinge um milhão de brasileiros

Janeiro é o mês de conscientização sobre os problemas causados pelo glaucoma. É uma doença silenciosa e assintomática e considerada uma das principais causas de cegueira no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade dos casos de cegueira poderiam ser evitados e tratados, especialistas alertam que, garantir o acesso aos exames logo nos primeiros dias de vida, como o teste do pezinho, e o exame do reflexo vermelho, também chamado de teste do olhinho são de extrema importância .

Enxaqueca, miopia, apneia do sono e ascendência asiática estão entre os indicadores de glaucoma.O nervo óptico sofre com lesões que evoluem devagar, até que a visão fique seriamente prejudicada. “A evolução da doença é lenta. Mas, se não for tratada, seu desfecho é a cegueira total“, alerta o oftalmologista Ivan Maynart, de São Paulo.

A pressão intraocular até há pouco era o único fator de risco investigado na busca pelo diagnóstico precoce. Agora, novos itens entram na lista de indicadores dos primeiros passos dessa encrenca.

GLAUCOMA NÃO TEM CURA, MAS TEM TRATAMENTO

O tratamento-padrão do glaucoma sempre foi, e ainda é, controlar a pressão intraocular, a PIO, a maior responsável por lesar o nervo óptico. No caso dos míopes, o próprio formato de seus globos oculares favorece a compressão do nervo óptico.

Quando a miopia passa dos 6 graus, é essencial realizar uma consulta preventiva anualmente”, orienta Paulino. Indivíduos negros, com mais de 40 anos e histórico familiar de glaucoma também fazem parte do grupo que não pode faltar nessa visita.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *