São Carlos Sediou a Plenária Estadual de Economia Solidária | Sistema Virtua
Cidade

São Carlos Sediou a Plenária Estadual de Economia Solidária

Com o seguinte Tema: “Quem somos, onde estamos e onde queremos chegar”

Foi realizado no último dia (17), no auditório do Paço Municipal, abertura oficial da Plenária Estadual de Economia Solidária de São Carlos. 

Economia solidária é inovação na geração de trabalho e na inclusão social, fazendo corrente do bem que atinge quem produz, vende, troca e compra.

E tem como método a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio integro e consumo solidário. “O evento teve a participação do prefeito Airton Garcia, do vereador Francisco Carvalho (Chico Louco) representando a Câmara Municipal de São Carlos, do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (vice-presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos), do secretário de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, Walcinyr Bragatto, do economista Ladislau Dowbor, de Robson Grizilli, representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, da professora Maria Lúcia Machado, coordenadora do NuMi-Ecosol, de Digenir Chaves Fugazza, presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Djenane Martins, presidente da Unisol São Paulo, representando a Unisol Brasil e Unisol Mulher, Yolanda Rodriguez, representante do Fórum Paulista, Cândida Maria Santos, representante do Fórum Municipal de Economia Solidária e o professor de Ciências Sociais da UFSCar, Joelson Gonçalves de Carvalho. E também a participação dos secretários municipais Deonir Toffolo, Agricultura e Abastecimento, Glaziela Solfa Marques, Cidadania e Assistência Social, Mariel Olmo, Serviços Públicos, Reginaldo Peronti, Obras Públicas, José Paulo Gomes, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de diretores, chefes de gabinete e representantes de vereadores e outras entidades.

As Palestras foram aplicadas com os seguintes temas “A Economia Solidária na Conjuntura Atual” pelo economista Ladislaw Dowbor, professorde pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração, consultor de agências das Nações Unidas, entre outras instituições e “Histórico e linha do tempo da Economia Solidária” por Ademar Bertucci, economista, mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), dirigente do Centro de Estudos e Assessoria, executor de projetos da Economia Solidária no centro-oeste e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

O prefeito Airton Garcia agradeceu as cidades que participaram do evento e enfatizou dizendo que nasceu e cresceu filho da Economia Solidária, pois foi ela quem deu a oportunidade de ser prefeito de São Carlos, e é prova viva de que ela existe e funciona.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a Plenária Estadual de Economia Solidária é sinalizada pela união dos municípios, propostas grandes e produtivas. “Hoje em São Carlos temos muitos empreendimentos encaminhados, a Feira aos domingos na Praça XV de novembro que são regularizadas, uma equipe muito comprometida na Economia Solidária, uma estrutura muito forte juntamente com a equipe do DAES. As propostas dessa Plenária serão encaminhadas para todo o país, no Fórum, Conselho Nacional e para o Fórum Mundial Social que será feito no Brasil ano que vem com a nossa atuação”, finaliza Bragatto.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *