Prefeitura inaugura nova sede da Farmácia de Alto Custo | Sistema Virtua
Saúde

Prefeitura inaugura nova sede da Farmácia de Alto Custo

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, inauguraram na tarde desta quarta-feira (31), a nova sede da Farmácia de Alto Custo que funciona na rua Santa Cruz, 198, onde antigamente funcionava a Farmácia Popular.

Na unidade, que anteriormente atendia na Vila Nery, são fornecidos medicamentos previstos no Programa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os chamados medicamentos de alto custo.

A Farmácia, agora denominada “Antônio José Rodrigues Asenha”, por indicação do vereador Marquinho Amaral, foi instalada neste local no final do ano passado, porém a Secretaria de Saúde promoveu mudanças para acomodar melhor funcionários e usuários.

“Desde o início do governo estamos trabalhando na reestruturação da rede básica de saúde para oferecer melhores serviços à população. Diminuir o tempo de espera no Centro Municipal de Especialidades e na Farmácia de Alto Custo fazia parte dessa reestruturação. No Ceme mudamos os padrões de funcionamento e no caso da Farmácia foi necessária também a mudança de prédio. O nosso objetivo é sempre oferecer ao cidadão atendimento de qualidade”, disse o secretário Caco Colenci.

O secretário de Saúde explicou que os medicamentos são repassados pelo Governo do Estado para a Farmácia de Alto Custo. “Os medicamentos são fornecidos pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS–III) já que o programa é estadual. Nós fornecemos mão de obra e disponibilizamos o local. Mas ressaltamos que para conseguir a medicação o usuário do SUS deve fazer o cadastro. “Fazemos o cadastro e depois abrimos um processo com todos os exames que comprovam a necessidade do uso do medicamento. A avaliação do processo é realizada pelo Governo do Estado no prazo de 30 a 40 dias. Após liberação da autorização o paciente pode adquirir o remédio mensalmente”, explicou Caco Colenci.

A Farmácia de Alto Custo de São Carlos possui 11.700 pacientes cadastrados, sendo que 5.000 são ativos, ou seja, retiram medicamentos rotineiramente. Semanalmente também são realizados 50 novos cadastros.
Para o vereador Marquinho Amaral, na ocasião representando a presidência da Câmara Municipal, a mudança era uma reivindicação antiga. “Passei quatro anos da administração anterior pedindo essa mudança. Passava lá na Vila Nery e me angustiava ver as pessoas no sol ou na chuva esperando para pegar o remédio. Aqui as pessoas podem esperar com tranquilidade e conforto. Acredito que nesse novo local todos são atendidos com presteza e dignidade, assim como sempre fez o Asenha”.

De acordo com o deputado federal Lobbe Neto, que na ocasião estava acompanhado do chefe de gabinete do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Roberto Baviera, era necessário um atendimento mais humanizado. “Essa mudança marca a consolidação de importantes conquistas para o atendimento na saúde. Por um lado a Prefeitura oferecendo espaços melhores para o atendimento dos pacientes e por outro lado o Governo do Estado disponibilizando novas ferramentas na área da saúde já que em breve teremos o AME funcionando e oferecendo atendimento gratuito e de boa qualidade à população de São Carlos na área de diagnóstico. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin e ao vice-governador, Márcio França, pelo apoio que tem dado a nossa cidade”, finalizou o deputado.

“Essa mudança melhorou também as condições de trabalho dos servidores, que agora tem espaços mais amplos para o atendimento dos pacientes e para o estoque de medicamentos”, disse o prefeito Airton Garcia agradecendo o empenho de todos da Seção de Apoio à Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde.

Também participaram da inauguração da nova sede da Farmácia de Alto Custo o vice-prefeito, Giuliano Cardinali, os vereadores Moisés Lazarine, Rodson Magno, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, secretários municipais, diretores, servidores da Secretaria de Saúde e a família de Antonio José Rodrigues Asenha que foi homenageada pela Prefeitura de São Carlos com uma placa alusiva.

A Farmácia de Alto Custo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e 13h30 às 16h.

Confira os medicamentos disponibilizados pelo programa Farmácia Alto Custo:

abatacepte
acetazolamida
ácido nicotínico
acitretina
adalimumabe
alfadornase
alfaepoetina
alfainterferona 2b
alfapeginterferona
amantadina
ambrisentana
atorvastatina
azatioprina
betainterferona
bezafibrato
bimatoprosta
bosentana
brimonidina
brinzolamida
bromocriptina
budesonida
cabergolina
calcipotriol
calcitonina
calcitriol
certolizumabe pegol
ciclofosfamida
ciclosporina
cinacalcete
ciprofibrato
ciproterona
clobazam
clobetasol
clopidogrel
cloroquina
clozapina
codeína
complemento alimentar para paciente fenilcetonúrico
daclatasvir
danazol
deferasirox
deferiprona
desferroxamina
desmopressina
donepezila
dorzolamida
entacapona
entecavir
etanercepte
etossuximida
everolimo
fenofibrato
fenoterol
filgrastim
fingolimode
fludrocortisona
formoterol
formoterol + budesonida
gabapentina
galantamina
genfibrozila
glatiramer
golimumabe
gosserrelina
hidroxicloroquina
hidroxiuréia
imiglucerase
imunoglobulina anti-hepatite b
imunoglobulina humana
infliximabe
isotretinoína
lamivudina
lamotrigina
lanreotida
latanoprosta
leflunomida
leuprorrelina
mesalazina
metadona
metilprednisolona
metotrexato
micofenolato de mofetila
micofenolato de sódio
miglustate
morfina
naproxeno
natalizumabe
octreotida
olanzapina
ombitasvir/veruprevir/ritonavir+dasabuvir
pamidronato
pancreatina
paricalcitol
penicilamina
pilocarpina
piridostigmina
pramipexol
pravastatina
primidona
quetiapina
raloxifeno
ribavirina
riluzol
risedronato
risperidona
rituximabe
rivastigmina
sacarato de hidróxido férrico
salmeterol
selegilina
sevelamer
sildenafila
simeprevir
sirolimo
sofosbuvir
somatropina
sulfassalazina
tacrolimo
taliglucerase alfa
tenofovir
timolol
tocilizumabe
tolcapona
topiramato
toxina botulínica
travoprosta
triexifenidil
vigabatrina
ziprasidona

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *