Pacientes relatam mais de 6h de espera para atendimento em UPA | Sistema Virtua
Cidade

Pacientes relatam mais de 6h de espera para atendimento em UPA

Secretaria de Saúde afirmou que a demora se deu por conta de uma falha dos próprios pacientes, que deveriam procurar UBSs e USFs

Moradores de São Carlos reclamam da demora no atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em alguns casos, segundo uma denúncia, a espera chega a até 6 horas. As informações são do Jornal da EPTV.

A Secretaria de Saúde afirma que o quadro de médicos da UPA está completo e explica que a demora no atendimento se deu por conta de uma falha dos próprios pacientes, que deveriam procurar UBSs e USFs.

Reclamação
A atendente Maria Eduarda Francisco Araújo pegou uma virose e passou o dia com febre e vômito. Mesmo estando grávida de 8 meses, precisou esperar por várias horas para ser atendida por um médico. “Cheguei lá 13h, fui atendida às 14h na triagem, eles me falaram que iriam chamar após 3 horas [de espera] porque só tinha um médico e fui atendida às 16h”, disse a atendente.

Além da espera, Maria precisou aguardar pelo atendimento no chão, pois não havia acentos disponíveis. “Tinha gente que chegava lá passando mal, olhava na porta e ia embora.”

Com a faxineira Samantha de Souza Gomes a situação foi parecida. Ela precisou ir duas vezes na UPA do Santa Felícia para descobrir que está com dengue e nas duas vezes a espera foi longa. “No domingo estive lá, cheguei 11h15 e sai de lá 17h45. Mais de seis horas de espera”, reclamou a faxineira.

Segundo os pacientes, o motivo para tanta demora no atendimento seria pela falta de médicos. “Falta de médico, não é possível, um até estava andando, mas tinha uma que não ia de jeito nenhum, que eu vi ela chamar pessoas lá nesse intervalo que eu fiquei lá, ela abriu a porta duas vezes para chamar pessoas”, contou Samantha.

Retorno
A chefe de gabinete da secretaria municipal de saúde, Vanessa Soriano Barboto, nega que faltem médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo ela, o quadro de médicos da UPA está completo e atribui a demora no atendimento a uma falha dos próprios pacientes. “Quase 90% dos pacientes que aguarda nas unidades de pronto-atendimento são pacientes pouco urgentes ou não urgentes, que são pacientes que deveriam estar na atenção básica que são as UBSs, unidades de saúde da família, então esses pacientes serão acolhidos na UPA, entretanto, eles levam de duas até quatro horas para serem atendimentos. Pacientes prioritários, que são os urgentes e emergentes, são atendidos imediatamente ou em até 30 minutos”, disse Vanessa.

Ainda segundo Vanessa, a cidade enfrenta um déficit de 11 clínicos, mas há um concurso público em andamento para contração e a previsão do término é para agosto.

Fonte: https://www.acidadeon.com/saocarlos/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1430145,pacientes+relatam+mais+de+6h+de+espera+para+atendimento+em+upa.aspx

Fotos: ACidade ON – São Carlos

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *