MERCADO MUNICIPAL ANTONIO MASSEI, UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE SÃO CARLOS | Sistema Virtua
Cidade

MERCADO MUNICIPAL ANTONIO MASSEI, UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE SÃO CARLOS

O Mercado Municipal pode ser considerado de grande importância para a sociedade carlopolitana (termo criado pelo Professor Ary Pinto das Neves para se referir a população de São Carlos). Desde 1903 os são-carlenses costumam frequentar o Mercado Municipal para realizarem suas compras. Pelo fato de reunir vários segmentos comerciais em um único local. Com a construção do Mercado Municipal Antônio Massei intensificou-se esse habito, permanecendo até hoje devido a variedades de produtos lá encontrados, por exemplo, encontramos no Mercado o berrante.

O Mercado Municipal de São Carlos foi inaugurado no dia 21 de abril de 1968 pelo Prefeito Municipal Antônio Massei, em substituição ao antigo Mercado Municipal, que se localizava à margem do Córrego do Gregório, oposta à atual.

Segundo registros, o primeiro bloco do Mercado Antigo foi construído por volta de 1903, o aumento da população tornou-o pequeno para a cidade, e em 1907 foi construído o segundo bloco, o qual foi substituído pelo atual.
Em 25 de fevereiro de 2000, o Mercado Municipal passa ser denominado

“Mercado Municipal Antônio Massei” em homenagem ao Ex-prefeito responsável pela sua construção, que também foi servidor público municipal.

No ano de 2001, o Mercado Municipal passa a ser visto verdadeiramente como um patrimônio da cidade de São Carlos, pois este é palco de várias intervenções, realizadas com o intuito de revitalizar o centro da cidade e atrair um número maior de investidores e turistas.

Tais intervenções foram de extrema importância para a revitalização do centro de São Carlos, pois foi criada a Praça do Comércio para abrigar os ambulantes que outrora tinham suas barracas defronte o Mercado Municipal, fomentando o conflito entre estes e comerciantes do Mercado, também foi construída a Praça Maria Apparecida Resitano, que leva o nome da comerciante que muito se empenhou em melhorar o Mercado Municipal; condômina desde o Mercado Antigo, participando inclusive da inauguração do Mercado Atual, falecida em 29 de janeiro de 2002 com 69 anos de idade, destes 53 dedicados ao Mercado.

Nesta praça são realizados shows com artistas da cidade e outros famosos, valorizando a cultura local e a região.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *