Exposição fotográfica inspirada no universo caipira estreia na UFSCar | Sistema Virtua
Cultura

Exposição fotográfica inspirada no universo caipira estreia na UFSCar

Inauguração acontece no dia 12 de dezembro, no Campus Sorocaba da Universidade

No dia 12 de dezembro, no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acontece a inauguração da exposição fotográfica “Universo Caipira”. A exposição apresenta imagens produzidas pelos participantes do curso de extensão de mesmo nome, realizado ao longo deste segundo semestre, sob a coordenação de Neusa de Fátima Mariano, docente do

Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da UFSCar. As imagens foram produzidas em uma saída a campo com destino ao bairro Piraporão, no município de Piedade (SP), com o objetivo de registrar paisagens, momentos, objetos, pessoas e outros aspectos que representassem o universo caipira.

O curso de extensão foi oferecido no formato de Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), com a possibilidade de participação de estudantes de graduação e outras pessoas interessadas. O objetivo foi justamente possibilitar o contato e a compreensão da cultura caipira, entendida como uma das identidades do interior do Estado de São Paulo. O curso teve aulas expositivas e discussões sobre a cultura caipira, partindo do conceito de cultura e buscando o entendimento das especificidades da cultura caipira, a partir de diversos autores. Os debates também promoveram reflexões sobre o folclore e as formas de expressão da cultura espontânea de origem campesina, além da produção das imagens que agora compõem a exposição.

A inauguração da mostra acontece das 17 às 19 horas, no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geografia Humana (LaPEGeo), que fica no Edifício de Aulas Teóricas (AT2 – Prédio Vermelho), no Campus Sorocaba da UFSCar. A participação é gratuita e aberta às pessoas interessadas. Uma prévia das imagens, dentre outros materiais, pode ser conferida no blog do projeto, em http://ouniversocaipira.blogspot.com.br.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *