Departamento de Educação da UFSCar celebra 30 anos e promove resgate histórico | Sistema Virtua
Cultura

Departamento de Educação da UFSCar celebra 30 anos e promove resgate histórico

Além de seminário, Departamento está lançando livro com memórias da sua trajetória

O Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) completou 30 anos em 2017 e, para celebrar a data, está lançando livro com artigos de docentes resgatando a história do DEd desde o processo que resultou na criação do Departamento. São seis capítulos, de autoria de professores já aposentados – Ester Buffa, Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Waldemar Marques – ou ainda na ativa – Celso Conti e Antônio Álvaro Soares Zuin. A publicação é um livro eletrônico da editora Pixel (disponível em https://goo.gl/sYsnWw), com organização de Celso Conti, Eduardo Pinto e Silva e Sandra Aparecida Riscal.

Como destacam os organizadores na apresentação do livro, a obra não é apenas um gesto comemorativo, mas um documento de registro histórico. Entre outros aspectos, a mesma apresentação destaca, como característica do DEd desde o seu início, o esforço para aliar a atividade acadêmica ao debate e à ação política, concretizado atualmente em combates e lutas voltados à participação na “construção de um projeto verdadeiramente democrático de País e, coerente com ele, de um educacional à altura do seu tempo histórico”.

Além do lançamento do livro, as comemorações tiveram a realização de um seminário, em 23 de novembro, cuja abertura contou com a participação do Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi; da Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Maria de Jesus Dutra dos Reis; da atual Chefe do DEd, Maria Cristina dos Santos Bezerra; do Secretário Municipal de Educação de São Carlos, Orlando Mengatti Filho; e da Supervisora de Ensino de São Carlos, Norberg Aparecida dos Santos. No evento, uma primeira mesa reuniu ex-professores do DEd – Benjamin Mattiazzi, Bruno Pucci e Ester Buffa – e, em outro momento, os Professores Titulares do Departamento Antônio Zuin e Marisa Bittar falaram sobre seus projetos e memórias. Em seguida, além do livro comemorativo, foi feito o lançamento também dos livros “Cyberbullying contra professores: Dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa”, de Zuin, e “Filosofia da educação – Entre a formação de educadores e a qualificação profissional”, de Luiz Roberto Gomes, também docente do DEd.

Mais informações em www.ded.ufscar.br.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *