Campanha “Fique Sabendo” vai oferecer testes para HIV | Sistema Virtua
Saúde

Campanha “Fique Sabendo” vai oferecer testes para HIV

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Prefeitura de São Carlos com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas “Enf.ª Ana Cláudia Lucato Cianflone”, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, UFSCar, USP, Unicep, Hospital Universitário (HU) e do CAASO vai promover de 27 de novembro até 2 de dezembro a Campanha “Fique Sabendo”. O objetivo é ampliar o acesso da população ao teste de HIV, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.

A Campanha atende também o que determina a Lei Federal 13.504/2017 de novembro deste ano, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho), com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

As ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em todo o país em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs.

Em junho de 2016, durante reunião da Assembleia Geral da ONU sobre o fim da Aids, o Brasil reiterou o compromisso com a aceleração da resposta para acabar com a epidemia da doença até 2030. O Brasil apoia plenamente o objetivo do UNAIDS de atingir os 90-90-90 em 2020. As metas de tratamento 90-90-90 preveem que, até 2020, 90% das pessoas estimadas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; 90% delas estejam em tratamento antirretroviral; e 90% deste grupo tenha carga viral indetectável.

Outras notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *